4 de jan. de 2007

Em funcionamento

Ano novo, blog novo. Ou quase. Depois de um hiato de quase três meses, aqui estou, como se nada tivesse acontecido. Antes, eu devia ter uns 6 leitores fixos, agora devo ter um inédito numero negativo. Cheguei a pensar em mudar o nome do blog para Vaga-lume Platino, o diário só tinha no nome. A culpa é um pouco minha, bastante por falta de tempo e muitíssimo porque na verdade não sou nenhum Veríssimo, capaz de sentar e começar a escrever assim do nada, ou seja, não sou do ramo. Alias, adoro Veríssimo, apesar de ele ser PT doente (desculpem pelo pleonasmo). O que passa e que muitas vezes as idéias me vêm à cabeça nos lugares e momentos menos apropriados e se não as escrevo no momento, em geral, se perdem. Pensei resolver o problema quando comprei um bloco para escrever no ônibus, que é onde geralmente vou criando homeopaticamente minhas idéias para os textos. Só que travei. Bem, faz uns 10 anos que eu já tinha travado, sendo capaz de escrever apenas esporadicamente. É apenas mais do mesmo.

Por sorte, eu tenho que descobrir o que passa com uma computadora, que dizem congelar quando se usa o editor de textos. Então, eu tinha que provar escrevendo qualquer boludez, um texto idiota que fosse. E de uma vez só, vou introduzindo novos conceitos no blog. O primeiro é que chamei um PC pelo feminino. Acontece que no espanhol tradicional, usa-se ordenador, que aqui na Argentina ninguém usa. Preferem chamar ele de ela, o que para mim faz um tremendo sentido: computadoras só funcionam quando querem, da maneira que querem, o tempo que quiserem. Alem disso, no fundo, no fundo, ninguém os entende realmente, nem mesmo seus criadores. E qualquer um juraria tratar-se de algo racional e lógico, no entanto é quase empírico. Enfim, PCs tem que ser tratados por elas. O segundo conceito é que vou procurar introduzir aqui algumas das palavras que se usam no dia a dia aproveitando a técnica das novelas italianas da Globo: para cada frase, usarei uma palavra em italiano e a seguir sua tradução ou significado parecido em português. Sempre critiquei tanto isso, mas agora acho uma boa idéia. De fato, é. Bem, por agora fico por aqui. Talvez escreva mais algum texto ainda hoje ou essa semana, mas já lhes adianto que toda segunda-feira vai haver texto novo no blog. Nem que seja algum dos meus velhos poemas. Tenho mais de 40, enchem quase um ano inteiro; azar o de vocês. ;-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah, eu quero, sim, ler os seus poemas.

Fabio Ricardo Cordeiro disse...

Tá bom, em breve! :-)